O comércio exterior é o conjunto de transações comerciais que ocorrem entre países. É a compra e venda de bens ou serviços além das fronteiras.
O comércio exterior, ou comércio internacional engloba uma vasta variedade de ações, que vão desde a venda de produtos para outros países, a compra de mercadorias vindas de fora, transporte de bens através das fronteiras, gestão de logística, obtenção de seguros, tratamento das finanças, negociação de acordos comerciais, desenvolvimento de políticas comerciais e cumprimento das normas alfandegárias.
Um profissional da área do comércio exterior tem de ter em conta que uma boa gestão pode ser a chave para o sucesso das exportações e importações. Conhecer as melhores práticas de gestão de comércio exterior é fundamental para rentabilizar tempo, reduzir custos ou melhorar a produtividade.
Confira 5 dicas para ter sucesso no comércio exterior
1. Saiba qual é o seu segmento
Saber qual é o segmento onde quer atuar é uma das coisas mais importantes. É a partir daí que vai poder desenvolver um um plano de ação certeiro e eficaz. Aqui define-se não só a execução da atividade em si, mas também se percebe como funciona e processa o negócio. Familiarize-se com o setor para ter melhores resultados.
2. Analise os principais KPIs do seu negócio
Cada atividade tem ou deve ter os seus objetivos, os seus KPIs. A sua definição e análise dão-lhe detalhes sobre como está o seu negócio. Identifique quais os pontos altos e baixos e trabalhe sobre isso. Isto permitirá ter ideia de onde precisa de ter mais foco de forma a colmatar, prevenir ou solucionar problemas.
3. Mecanize processos
Hoje em dia a tecnologia desempenha um papel vital numa empresa. Aproveite-a para elevar o seu comércio exterior a outro nível. Atualmente existem soluções tecnológicas que rentabilizam o tempo dos funcionários e aperfeiçoam os serviços da empresa. Investigue quais as soluções tecnológicas certas para o seu tipo de negócio.
4. Tenha parcerias estratégicas
Ter parceiros, fornecedores e aliados é uma prática comum e vantajosa no comércio exterior. Pesquise e faça parcerias benéficas para os dois lados, crie um relacionamento próximo e mantenha vínculos. Isto vai levar ao crescimento tanto da empresa como dos seus parceiros, o que é uma enorme vantagem competitiva. O chamado win-win.
5. Atualize-se das regulamentações e tendências do mercado
O comércio exterior é bastante dinâmico e está em constante mudança. É essencial que se mantenha sempre atento e o mais atualizado possível das leis, normas e acordos comerciais dentro do seu setor de negócio. Esteja por dentro das atualizações dos órgãos regulatórios e entidades relacionadas ao comércio exterior. E ainda, esteja atento às tendências e inovações no mercado, essa consulta constante permitirá que esteja sempre por dentro do que se passa e se adapte facilmente. Não desperdice as oportunidades que surgirem para ser competitivo no mercado além fronteiras.
Uma boa gestão de comércio exterior é essencial para se destacar no mercado internacional. Estas podem ser dicas valiosas para alcançar o sucesso no seu negócio de importação e exportação. Se pretende saber mais sobre este assunto e pretende levar o seu negócio além fronteiras não hesite em entrar em contacto connosco.