É normal que no final de uma obra, se acumulem restos de cimento bem como de vários outros materiais. E uma coisa que pode fazer sempre é aproveitar essas sobras. Esta é uma opção económica e sustentável que faz muita diferença. Confira algumas dicas para aproveitar o cimento que acaba sempre por sobrar na sua obra.
O que fazer com os restos de cimento da sua obra?
É uma prática comum entre empresas de construção pedirem materiais a mais para garantir que não falta nada. No entanto, esses materiais muitas vezes acabam por sobrar, o que gera grande desperdício. A Cimenfort, uma marca distribuída pela Agrogenea, tem sacos de cimento de vários tamanhos para tentar colmatar este desperdício. Tanto de dinheiro como de produção. Deixamos algumas dicas que o podem ajudar a combater o desperdício de cimento.
1. Seja criativo com os restos de cimento
O cimento tem inúmeras utilizações. Misture tons claros e escuros e crie vasos para plantas e flores. Pode também fazer peças decorativas, como pesos de porta, bancos e entre outros objetos. Tudo depende também da quantidade de cimento que tem disponível e de tempo que quer dedicar a fazer as suas peças.
2. Não deite fora os restos de cimento dos sacos abertos
Se terminou a sua obra e sobrou um saco de cimento aberto, não há problema. Transfira-o do seu saco original para um saco de lixo preto, dos mais grossos com elástico e feche-o bem para não entrar em contato com o ar. Depois coloque-o num balde plástico com tampa, feche e deixe-o num local seco e fresco, para evitar a humidade.
3. Renegocie com o fornecedor os sacos de cimento que sobraram
Por vezes existem lojas ou fornecedores que não atendem a este pedido, no entanto nada impede de tentar e perguntar aceita a devolução do resto de cimento que sobrou ou troca por outros materiais. Para que haja mais possibilidades do pedido ser aceite, é importante que o saco esteja obrigatoriamente fechado e na sua embalagem original. Isto para preservar as características e validade do produto.
4. Faça uma doação para quem precisa
Caso a opção anterior não seja possível, doar sempre é uma ótima opção. Se não precisar dos restos de cimento que sobrou, procure pessoas ou instituições que possam estar a precisar deste produto e dar-lhe bom uso. Existem inúmeras associações, instituições carentes ou em igrejas em Angola que muitas vezes precisam de remodelar as suas instalações e precisam de ajuda comunitária com a doação de tudo o que puder dar. Perceber as necessidades de quem nos rodeia e contribuir de alguma maneira é gratificante tanto para quem recebe como para quem dá.
Existem várias formas de não desperdiçar os restos de cimento de uma obra. Desde aproveitar para efeitos decorativos, tentar devolver, ou doar a quem lhe pode dar um bom uso.