Como gerir o stress no trabalho? 7 dicas práticas

Saber como gerir o stress no trabalho, onde a rapidez e a eficiência são exigências diárias em várias profissões, tornou-se uma realidade no cotidiano dos colaboradores em todo o mundo. Em Angola, este problema tem consequências significativas para as empresas. Mesmo em organizações de sucesso onde os trabalhadores também experimentam esse sucesso, muitas vezes o preço que pagam é o stress constante. Por isso, é essencial identificar os sinais deste, perceber quais as causas e saber como resolvê-los.

Quais são os sinais de que não está a saber gerir o stress no trabalho?

Existem vários sintomas de que não está a saber como gerir o stress no trabalho:

  • Biológicos: níveis anormais de ácido úrico ou de açúcar no sangue.
  • Psicológicos: Dificuldades de concentração, ansiedade, problemas nas relações interpessoais, pensamentos pouco claros e confusos, perda de interesse sexual, diminuição dos níveis de satisfação produtividade e eficiência no trabalho.
  • Físicos: Dores de cabeça, tensão muscular, problemas intestinais, alterações cardiovasculares, alterações do sono.

Quais as causas que geram stress no trabalho?

Existem várias causas comuns que contribuem para níveis elevados de stress:

  • Condições físicas inadequadas
  • Trabalho excessivo com baixo rendimento
  • Sobrecarga de trabalho
  • Muito trabalho para baixo rendimento
  • Medo de perder o emprego
  • Dificuldade em conciliar a vida familiar com a vida laboral

Saber como gerir o stress no trabalho no dia a dia faz com que os níveis de produtividade aumentem e também que no geral se sinta melhor e mais feliz.

Como gerir o stress no trabalho sem afetar a vida pessoal?

Estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal é fundamental para saber como gerir o stress no trabalho antes que este se espalhe entre as diferentes áreas da vida. Desconectar-se do trabalho durante o tempo livre e dedicar momentos de lazer e descanso é essencial para recarregar energias e enfrentar novos desafios de forma mais equilibrada.

Para saber como gerir o stress no trabalho e manter a sua saúde mental em dia pode adotar técnicas como:

1- Gira tarefas

Quando estiver sobrecarregado com muitas responsabilidades no trabalho, experimente não deixar o stress no trabalho o sobrecarregar e aplique algumas abordagens simples para recuperar o controle:

  • Planeie as suas tarefas de maneira realista, levando em consideração o tempo disponível para concluí-las.
  • Estabeleça uma hierarquia de prioridades, classificando do mais importante/urgente ao menos relevante.
  • Evite comprometer-se com mais tarefas do que as que consegue lidar num único dia.
  • Utilize ferramentas de gestão de tarefas para o ajudar a organizar
  • Sempre que possível, não hesite em delegar responsabilidades para não se sobrecarregar

2- Desligue do trabalho quando está em lazer

Para saber como gerir o stress no trabalho, é fundamental reservar momentos para se desconectar. Procure uma atividade que lhe proporcione prazer e permita-se a desligar da rotina laboral. Tire férias sem ceder à tentação de verificar emails ou atender chamadas de colegas ou clientes. Encontre atividades que ocupem a sua mente com coisas não relacionadas ao trabalho.

3- Faça exercício físico

O exercício físico é uma maneira eficiente de melhorar o humor, aumentar a energia e relaxar corpo e mente.  É uma excelente forma de libertar toda a tensão acumulada. Encontre uma atividade que lhe agrade para o ajudar a reduzir o stress e alcançar o equilíbrio.

4- Alimente-se corretamente

Embora possa parecer que não há conexão direta, investir na sua saúde e bem-estar físico, por meio de uma dieta equilibrada e exercícios regulares, torna-o mais resistente ao stress. Em locais muito movimentados como por exemplo Luanda, onde tem que acordar bastante cedo e enfrentar o transito, ter um estilo de vida saudável pode ser um desafio. Mas ao fazer este esforço é mais um passo em frente para saber com gerir o stress quando chega ao trabalho. Por isso, adote uma alimentação saudável ao longo do dia tanto durante o horário laboral como em casa.

5- Durma o suficiente

Descansar adequadamente, garantindo um sono com duração e qualidade suficientes, é essencial para revitalizar o corpo e manter o equilíbrio. Inúmeras pesquisas sugerem que o período ideal para dormir é de aproximadamente 7 a 8 horas por noite. Desconsiderar a importância dos hábitos de sono pode acarretar consequências negativas na sua produtividade.

6 – Aprenda a dizer “não”

Aprender a recusar também pode ser uma técnica de como gerir o stress no trabalho, reduzindo-o. Muitos profissionais sentem-se “na obrigação” de serem constantemente acessíveis, verificando e respondendo a e-mails e mensagens a qualquer hora. É essencial estabelecer períodos em que não irá trabalhar ou pensar em questões profissionais.

7- Procure ajuda profissional

Em alguns casos apenas é preciso falar, mesmo que quem nos está a ouvir não tenha a capacidade de resolver os nossos problemas. Desabafe com alguém em quem confie para se sentir mais aliviado. Caso não resulte, pode considerar conversar com um especialista. Procurar a ajuda de um terapeuta pode dar ferramentas fundamentais para como gerir o stress.

A saúde mental dos profissionais é um tema urgente que precisa ser abordado tanto pelas empresas quanto pelos colaboradores. Saber como gerir o stress no trabalho é essencial para garantir o bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, o sucesso das organizações.

 

Siga-nos nas nossas Redes Sociais!