IMPORTAÇÕES EM ANGOLA

Angola importa actualmente um pouco mais de 40% dos seus alimentos. Isto acontece por diversas razões.

A principal razão foi a guerra civil de Angola, na qual se viu uma interrupção abruptada produção agrícola e além de ocasionar o deslocamento de milhões de pessoas para capital, gerando grandes problemas logísticos e de infra-estrutura.

Outra razão é que Angola tem uma capacidade muito baixa para produzir localmente. Embora exista atualmente um esforço para aumentar as capacidades de produção doméstica, isso exigirá muitos anos e dependerá de fornecedores internacionais de insumos essenciais para infraestrutura, manufatura e desenvolvimento agrícola.

Apesar destes enormes desafios, Angola possui os recursos naturais para se tornar um dos principais produtores agrícolas de África. Sua ecologia diversificada e fértil é adequada para uma variedade de culturas e pecuária.

No entanto, atualmente apenas cerca de 10% de seus 35 milhões de hectares de terra arável estão sendo cultivados e a importação de alimentos tem ajudado a moderar as pressões inflacionárias do país ao aumentar a oferta de produtos no mercado interno. Apesar da turbulência estrangeira, as importações tem ajudado a manter os preços estáveis e evitar aumentos repentinos nos preços dos alimentos.

Producao de alimentos- Angola- Agrogenea 2

Existem vários problemas que as empresas podem enfrentar ao importar mercadorias para Angola. Uma delas são os altos impostos de importação de certos produtos. Os impostos de importação mais elevados reflectem áreas onde Angola está a apostar no desenvolvimento da produção interna, nomeadamente: café (23.3%), bebidas (52,9%), frutas e legumes (35,5%), peixe e produtos à base de peixe (25%), açúcar (10,2 % ) e cereais (11,7%).

Outra questão é que o processo de importação de mercadorias para Angola pode ser demorado e altamente burocrático2. De acordo com o relatório “Ease of Doing Business 2020 do Banco Mundial”, Angola classifica-se entre os países com os procedimentos de importação mais morosos a nível mundial na categoria de “Trading Accross Borders”. Os procedimentos de importação em Angola requerem um valor estimado de US$ 460 e 96 horas para o cumprimento dos documentos de importação.

Producao de alimentos- Angola- Agrogenea

Siga-nos nas nossas Redes Sociais!